sábado, 20 de outubro de 2012

Psicologia Hospitalar


Boa noite colegas, hoje será minha ultima postagem sobre Psicologia Hospitalar, abaixo apresento tópicos abordando as principais funções desse profissional, e também uma videoaula onde a Psicóloga Ludmila Viana explica um pouco sobre a área.

Psicologia Hospitalar



Psicólogo Hospitalar:

• Atua em instituições de saúde.

• Seu objetivo é a prevenção e promoção de saúde, tendo como foco o acompanhamento e avaliação dos processos psíquicos do paciente que tem que enfrentar um procedimento médico, ajuda o paciente a atravessar a experiência do adoecimento, visando a promoção e recuperação do paciente em nível físico, emocional e psicológico.

• O psicólogo não deve diagnosticar a doença, mas sim o que a doença faz o paciente sentir.

• Promove intervenções em várias relações no qual o paciente se insere, como médico/paciente, família/paciente, paciente/paciente.

• Sua importância nessa área compreende uma visão ampla do paciente e as influências emocionais e sociais que operam na sua capacidade de recuperação, enfrentamento e colaboração, assim como na sua vinculação e mobilização da aderência do paciente ao tratamento para sua própria cura.

Curiosidades:
Média salarial: R$ 1.982 J


Referencias:



                                                                                                  Isabela C. N. Santana

Um comentário:

  1. Além de muito abrangente, creio que atuar na área Hospitalar, apesar das dificuldades do dia a dia, deva ser muito gratificante. A ajuda nas relações paciente/médico/familiares colabora para a melhora da qualidade de vida de todos os envolvidos nesse contexto!
    Muito bom!

    Vanessa Silva.

    ResponderExcluir