sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Psicologia Organizacional

Olá pessaol, ficarei responsável por deixa los informados sobre o tema: Psicologia Organizacional, diferente dos meu colegas, postarei de forma única, o tema está bem interessante, fala de forma resumida sobre o assunto, curiosidades e contém indicação de: vídeo, filme e site. Espero que gostem!


Psicologia Organizacional



A psicologia organizacional, inicialmente chamada de psicologia industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mas especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas), é uma prática que visa ampliar as condições de desempenho de profissionais, que atuem ou pretendam aturar nas organizações, percebendo as demandas atuais e promovendo mudanças. O psicólogo organizacional deve buscar alcançar níveis de excelência de qualidade por toda a organização.

A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Principais atividades do psicólogo organizacional:
· Analisar cargos e salários;
· Realizar pesquisa sobre os sentimentos e as emoções dos funcionários;
· Projetar sistema de avaliação de desempenho;
· Avaliar a eficácia de uma prática específica.
Atualmente é fundamental a presença de um profissional nas empresas, é de extrema importância a prática dos psicólogos nas organizações e a aplicação da Psicologia para um reconhecimento estrutural e um diagnóstico de possíveis problemas, obtendo assim dados estratégicos e procedimentos de mudanças no ambiente empresarial.
Dentro das empresas o psicólogo deve estar está envolvido em um processo de desenvolvimento contínuo, em projetos que envolvam início, meio e fim, onde seja possível uma mensuração de resultados, além de um acompanhamento da gestão de conhecimento baseada em Conhecimento (Saber), Habilidade (Saber Fazer) e Atitude (Querer Fazer).

Acredito que a Psicologia é única, voltada ao bem estar e as pessoas, a diferença simples está nas atividades desempenhadas no dia a dia, a Psicologia organizacional se difere das demais pois está mais voltada para o grupo de trabalho e de pessoas, a produtividade, e o desempenho no trabalho, por que se as pessoas não estão bem, seja com algum problema em casa, stress de trabalho, ou algo do gênero, não será produtivo pra empresa, pois a pessoa vai produzir menos, e o bem estar do funcionário é o principal ponto onde o Psicólogo deve trabalhar, para que o colaborador esteja sempre bem no ambiente de trabalho.
Atualmente a escolha pela área é muita variada, sofrendo forte influencia pela parte financeira, porém isso ocorre de forma muito pessoal.
O trabalho do psicólogo na empresa se coloca de forma ainda muito nova, esse campo da psicologia esta sendo construído aos poucos por esses profissionais que se dedicam a mostrar o valor do profissional e o seu papel na empresa, desenvolvendo os seus projetos. Contudo encontram dificuldades em vários momentos, já que mesmo suas pesquisas sendo claras, nem sempre o seu êxito é alcançado 100%, visto que ocorre uma variância na expectativa do empregado e patrão.
Mesmo com essa dificuldade encontrada pelos profissionais, fica evidente uma grande satisfação por parte dos mesmos, visto que ao desenvolverem um projeto e alcançarem o seu objetivo, tendo um retorno do grupo, encontram um grande estimulo a continuar o desenvolvimento do seu trabalho.
Curiosidades:
· 23,6% dos psicólogos trabalham na área organizacional, o que a torna a segunda maior área da psicologia.
· A média salarial de um profissional da área, varia muito, em função da empresa, do profissional, do tipo de instituição, dentre outros fatores, mas atualmente tem firado em torno de R$ 3000.


Indicação de livro:
Livro: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Autor : Paul Muchinsky



Esta obra é o retrato mais abrangente na área da psicologia industrial organizacional e baseia-se na perspectiva da pesquisa científica com inúmeras aplicações no mundo do trabalho. O livro inclui métodos de pesquisa, análise psicológica, treinamento e desenvolvimento, avaliação de performance, mudanças organizacionais, saúde ocupacional, liderança. Psicologia Organizacional apresenta notas com ilustrações práticas do material conceitual, estudo de caso com dilemas reais que envolvem a tomada de decisões difíceis porém necessárias, questões atuais sobre a crescente globalização dos negócios e sua relevância para a psicologia e um glossário com definição de mais de 250 termos.

Indicação de site: SBPOT

Sbpot ( associação de psicologia organizacional e do trabalho), é um site que possui últimas novidades sobre psicologia organizacional e do trabalho. O site é muito importante para a psicologia organizacional, porque promove politicamente a área da psicologia e ajuda com que profissionais, estudantes e demais interessados saibam mais sobre a área da psicologia em constante crescimento.

Indicação de vídeo:
O vídeo é bem interessante, é um trabalho realizado por alunos da universidade UNIP, relata de forma bem interessante o que é a profissão, como atua o profissional, curiosidades acerca da área, principais desafios no local de trabalho, objetivo da profissão, dentre outras assuntos, o tema é exposto de forma bem clara e descontraída, vale a pena dar uma olhada.

Referências:



Espero que tenham gostado!
Vanessa Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário