quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Psicologia Jurídica

A psicologia jurídica, ou psicologia forense como também costuma ser denominada pode ser definida de maneira bem básica e reduzida como a aplicação da psicologia as questões judiciais. Ou seja, a psicologia jurídica é uma vertente do estudo da psicologia, responsável por estudar a saúde mental e os aspectos sócio-jurídicos da prática considerada ilegal. A psicologia forense é mais ampla que a criminal, por abordar varias áreas do Direito, como família, etc. Enquanto a criminal trata dos efeitos da conduta criminal propriamente dita, a forense estuda várias condutas entre cível e criminal.
Ela subdivide-se nas seguintes áreas:
Psicanálise forense, psicologia criminal, psicologia obrigacional e do consumidor, que também pode ser chamada de psicologia civil, psicologia da família, psicopatologia trabalhista e por fim, mas não menos importante psicologia judiciária
.

Existe uma associação própria pra essa área da psicologia, que se chama Associação Brasileira de Psicologia Jurídica (ABPJ).

“[...] a ABPJ pretende ser um instrumento social de discussão de ideias, troca de experiências e de integração dos psicólogos com os demais profissionais que atuam no campo jurídico na defesa dos direitos humanos, da ética e da cidadania”.


Para saber melhor acessem o site:

                                                                                                                           Waisla Vândela

Nenhum comentário:

Postar um comentário